LISTEN FIRST – Ouvir é prevenção

LISTEN FIRST – Ouvir é o primeiro passo para a prevenção

‘Listen First’ (Ouça primeiro) é uma iniciativa para aumentar o apoio à prevenção do uso de drogas que se baseia na ciência e é, portanto, um investimento eficaz no bem-estar de crianças e jovens, suas famílias e suas comunidades. Ouvir as crianças e os jovens é o primeiro passo para ajudá-los a crescer com saúde e segurança.

Listen First foi lançado em 2016 durante a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGASS) sobre o Problema Mundial das Drogas.

Tudo começou como uma campanha de prevenção de drogas com base científica para aumentar a conscientização sobre como ouvir as crianças e os jovens como o primeiro passo para ajudá-los a crescer saudáveis ​​e seguros. A campanha visa pais, professores, formuladores de políticas, profissionais de saúde e agentes de prevenção em particular, bem como o público em geral.

A campanha global – usando a hashtag #ListenFirst – visa aumentar o apoio à prevenção do uso de drogas com base científica. Para ilustrar esta questão importante para um público diversificado, foram desenvolvidos anúncios de serviço público, vídeos e fichas técnicas para uso por profissionais de saúde, pais, professores, agentes de prevenção e formuladores de políticas.

A prevenção do abuso de substâncias é uma meta importante da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especificamente do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 sobre Saúde. ‘Ouça primeiro’, visa aumentar a consciência de que a prevenção do uso de drogas com base na ciência é um investimento eficaz em um futuro saudável.

Durante a pandemia global em 2020, o UNODC concentrou os materiais do Listen First para aumentar o apoio à prevenção do uso de drogas que se baseia na ciência e é, portanto, um investimento eficaz no bem-estar de crianças e jovens, suas famílias e suas comunidades, especificamente durante tempos de isolamento e distanciamento físico.

As principais mensagens da campanha são:

  • O núcleo da prevenção com base científica é ouvir.
  • Ouvir as crianças e os jovens é o primeiro passo para ajudá-los a se manterem saudáveis ​​e seguros.
  • A ciência baseada em evidências para prevenir o uso de drogas em crianças e jovens é um investimento eficaz na saúde global e no bem-estar das comunidades.

Os materiais estão atualmente disponíveis em inglês, francês e espanhol e serão lançados em outras línguas oficiais em um estágio posterior.

 

Linha do tempo de disseminação multifásica do Listen First

Cada um dos 10 conjuntos de materiais compreende um vídeo e um folheto informativo, ilustrando um aspecto diferente da criação de filhos e da ciência por trás disso. Os conjuntos serão lançados de acordo com o seguinte cronograma.

 

10 de novembro de 2020             Lançamento: Ciência do Afeto e Ciência das Atividades                                                                               Familiares

20 de novembro de 2020             Lançamento vinculado ao Dia Mundial da Criança: Ciência da                                                                    Escuta Ativa e Ciência do Brincar

10 de dezembro de 2020             Lançamento vinculado ao Dia dos Direitos Humanos: Ciência da                                                               Paciência

15 de janeiro de 2021                    Lançamento: Ciência do Louvor e Ciência da Atividade Física

11 de fevereiro de 2021               Lançamento vinculado a Mulheres e Meninas na Ciência:                                                                            Ciência da Informação

20 de fevereiro de 2021               Lançamento vinculado ao Dia Mundial da Justiça Social: Ciência                                                               das Rotinas

08 de março de 2021                     Lançamento vinculado ao Dia Internacional da Mulher: Ciência                                                                 para Ficar Ocupado

 

Atividades de divulgação do Listen First

O lançamento em 10 de novembro foi marcado por uma história na web no site principal do UNODC (www.unodc.org) e postagens no Twitter e no Facebook, todos com links para os conjuntos de materiais relevantes (vídeo e ficha técnica) no site da a campanha (www.unodc.org/listenfirst).

Conforme cronograma acima, no dia 10 de novembro foram apresentados dois conjuntos de materiais: a Ciência do Afeto e a Ciência das Atividades Familiares.

Os lançamentos estão sendo seguidos por postagens diárias destacando ainda mais a importância dos conjuntos. Isso será repetido em cada uma das datas acima: postagens iniciais seguidas por postagens diárias por uma semana no(s) conjunto(s) relevante(s). Mensagens de amostra são anexadas como ANEXO A.

O UNODC está alcançando uma grande variedade de parceiros com antecedência, incluindo Estados-Membros, outras organizações internacionais e regionais, jovens conectados globalmente por meio da Iniciativa Juvenil, cientistas e instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, etc.

Os parceiros são incentivados a encontrar a campanha nas redes sociais e encaminhar as postagens de suas contas e/ou usar os exemplos de mensagens para postar de forma independente e/ou em seu próprio idioma.

 

ANEXO A: Mensagens para mídia social

 

A CIÊNCIA DA AFEIÇÃO

Listen First – A ciência da Afeição para apoiar pais, famílias e cuidadores em todo o mundo

#Pais e #famílias podem ser poderosos fatores de proteção na vida de #crianças e #jovens.

@UNODC_PTRS está lançando Listen First – A ciência da Afeição para apoiar pais, famílias e cuidadores em todo o mundo com Ethan Films e o apoio da França.

Você sabia que a ciência prova que ser afetuoso, amoroso e responsivo são algumas das ações mais importantes que os pais podem realizar para ajudar no desenvolvimento de seus filhos? #itsscientific #scienceofcare

#Listen First / #ScienceofCare é uma iniciativa @UNODC para apoiar a prevenção do uso de drogas com base na ciência em todo o mundo.

Assista ao vídeo sobre ‘Afeto” aqui: https://youtu.be/EvcRwZF-TsA

Para obter mais informações, visite nosso site #ListenFirst: https://www.unodc.org/listenfirst

 

Pontos de discussão:

  • O afeto pode ajudar as crianças a se tornarem mais inteligentes, saudáveis, felizes e resilientes.
  • O toque humano é essencial para o desenvolvimento do cérebro e crescimento físico.
  • Afeto físico, como abraços e sorrisos, libera ocitocina, também conhecida como hormônio do amor.
  • A oxitocina pode estimular o crescimento, fortalecer o sistema imunológico e até mesmo ajudar as feridas a cicatrizarem mais rapidamente.
  • A ocitocina / afeto físico pode reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e até mesmo diminuir a pressão arterial.
  • O afeto faz as crianças se sentirem amadas, aumenta a resiliência e as torna mais fortes.
  • O afeto gera confiança e ajuda os pais a se relacionarem com os filhos.
  • Quanto mais carinho uma criança recebe, mais cresce sua confiança e desejo de explorar o mundo.

 

A CIÊNCIA DAS ATIVIDADES FAMILIARES

Listen First - Você sabia que as crianças que passam mais tempo de qualidade com suas famílias têm menos probabilidade de se envolver em abuso de substâncias e outros comportamentos de risco?

Você sabia que as crianças que passam mais tempo de qualidade com suas famílias têm menos probabilidade de se envolver em abuso de substâncias e outros comportamentos de risco?

Assista ao vídeo sobre “Atividades Familiares” aqui: https://youtu.be/54DBqCkE38s

Para obter mais informações, visite o site #ListenFirst: https://www.unodc.org/listenfirst

#Listen First / The Science of Care é uma iniciativa UNODC para apoiar a prevenção do uso de drogas com base na ciências em todo o mundo.

Pontos de discussão:

  • As atividades familiares estimulam o desenvolvimento neuronal de bebês e crianças. Cada nova experiência indica uma mudança positiva na estrutura do cérebro das crianças, função ou ambos.
  • O tempo de qualidade para a família promove uma comunicação aberta. As crianças que passam mais tempo ativas com os pais têm menos probabilidade de se envolver em comportamentos de risco e uso de substâncias.
  • Os estudos sociais mostram que as crianças que realizam as tarefas domésticas tornam-se parceiros mais felizes, saudáveis ​​e generosos e adultos bem ajustados.
  • As crianças aprendem tocando, saboreando, sentindo, cheirando e ouvindo. Cozinhar juntos é uma atividade criativa e gratificante que promove a autonomia.
  • Estudos relacionam jantares em família a maior resiliência e autoestima em crianças, maior desempenho acadêmico, melhor saúde mental e física e até mesmo risco reduzido de abuso de substâncias e transtornos alimentares.