6 tratamentos para vício comprovadamente eficazes

O tratamento contra o vício não é único. Os tratamentos podem variar de acordo com suas necessidades.

Você pode escolher o tratamento que funciona melhor para você com base na substância que está abusando, no nível de atendimento de que necessita, nas suas necessidades pessoais de saúde mental ou nas opções de cuidados de saúde que pode pagar.

Com várias opções disponíveis, você pode encontrar uma opção de tratamento contra a dependência que melhor se adapta às suas necessidades individuais.

Aqui estão alguns dos tratamentos de vício mais comuns que colocaram os pacientes em um caminho de recuperação bem-sucedido.

 

  • Desintoxicação

A desintoxicação medicamente assistida permite que você livre seu corpo de substâncias viciantes em um ambiente seguro. Isso é benéfico porque às vezes a abstinência de substâncias pode causar sintomas físicos desagradáveis ​​ou até mesmo fatais.

Como a desintoxicação não trata as causas comportamentais subjacentes do vício, ela é normalmente usada em combinação com outras terapias.

 

  • Terapia cognitiva-comportamental

De acordo com o American Addiction Centers, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma ferramenta valiosa de tratamento porque pode ser usada para muitos tipos diferentes de vício, incluindo, mas não se limitando a, vício em comida, vício em álcool e vício em medicamentos prescritos.

A TCC não só pode ajudá-lo a reconhecer seus padrões de comportamento prejudiciais à saúde, mas também pode ajudá-lo a aprender a identificar os gatilhos e a desenvolver habilidades de enfrentamento.

A TCC também pode ser combinada com outras técnicas terapêuticas.

 

  • Terapia Racional-Emotiva-Comportamental

Mulher em um dos tratamentos para o vício

A Terapia Racional-Emotiva-Comportamental pode ajudá-lo a reconhecer seus pensamentos negativos e fornecer maneiras de combater os sentimentos de derrota. O objetivo do REBT é ajudá-lo a perceber que o poder do pensamento racional está dentro de você e não está relacionado a situações externas ou fatores estressantes.

 

  • Gerência de contingência

A Gerência de Contingência pode ser usada para tratar uma ampla variedade de vícios, incluindo álcool, narcóticos e tabaco. A terapia de gerenciamento de contingências reforça seu comportamento positivo (isto é, manter a sobriedade), dando-lhe recompensas tangíveis.

Este tipo de tratamento tem sido usado com sucesso para combater a recaída, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.

 

  • Facilitação de 12 etapas

A terapia de facilitação de 12 etapas pode ser usada para tratar o abuso de álcool e substâncias. É uma forma de terapia de grupo que inclui o reconhecimento de que o vício tem várias consequências negativas que podem ser sociais, emocionais, espirituais e físicas.

Esse tipo de terapia começa com a aceitação, depois segue para a rendição a um poder superior e, por fim, passa a incluir o envolvimento em reuniões de grupo consistentes.

Programas como os populares Alcoólicos Anônimos usam reuniões de grupo para discussão e apoio mútuo.

 

  • Tratamento com Medicação

A medicação pode desempenhar um papel importante na recuperação quando combinada com terapias comportamentais. Certos medicamentos podem ser usados ​​para reduzir os desejos, melhorar o humor e diminuir os comportamentos de dependência.

Por exemplo, o FDA (Food and Drug Administration – EUA) aprovou recentemente um medicamento para ajudar a reduzir os desejos e sintomas de abstinência em pacientes recebendo tratamento para dependência de opióides.

 

Se você ou um ente querido está lutando contra um vício, não precisa lutar a batalha sozinho. Fale com um médico profissional. Existem tratamentos de sucesso disponíveis que podem ajudá-lo a superar seu vício.

Fonte: WebMD