5º Congresso Freemind reúne 1.500 pessoas em Campos do Jordão

Evento levou ao palco grandes nomes para trazer o que há de melhor no setor da ciência e drogadição

Consolidado como um dos maiores eventos de drogadição do mundo, o 5º Congresso Internacional Freemind reuniu cerca de 1.500 pessoas entre os dias 19 a 22 de setembro. Importantes nomes da cena da drogadição e prevenção do Brasil e do mundo participaram de palestras e painéis de conteúdo enriquecedor, foram 10 palestrantes internacionais e 80 nacionais.

O evento discutiu a prevenção de drogas com base na ciência no Convention Center, em Campos do Jordão, São Paulo. Estava presente na abertura do Congresso Frederico Guidoni Scaranello, prefeito de Campos do Jordão, que deu as boas-vindas para os presentes. “É uma honra receber vocês aqui hoje, esse tema é de extrema importância para nós”, disse na ocasião.

1200 pessoas se reuniram para a cerimônia de abertura e lançamento do Capítulo Nacional do ISSUP (Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias) no Brasil. Estavam presentes também na abertura o Dr. João Luis Pinto Coelho Martins de Oliveira, Secretário Executivo de Políticas de Drogas do Brasil; o Dr. João Paulo Becker Lotufo; Dr. Valentim Gentil; Luis Roberto Sdoia, presidente da Febract e do Instituto Padre Haroldo; Dr. Mario Sergio Sobrinho, procurador do MPSP; Dr. Fabio Rodrigues Franco Lima, promotor de Justiça de São José dos Campos; Dr. Mariano Montenegro do Chile; Dr. Louis Ganem; Dra. Kimberly A. Johnson; Dr. Richard Gakunju, Dr. Willian Crano; Dr. José Angel Prado e Clemente Abella Jr.

Os presentes ainda assistiram à Palestra Magna de abertura do Dr. Augusto Cury sobre “Educação Emocional, um alicerce fundamental na Prevenção e um desafio a Pais e Professores”. “Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da sua própria história”, finalizou Cury emocionando os congressistas.

Durante os 4 dias de evento os congressistas puderam acompanhar palestras de temas diversos, como: Prevenção nas Universidades, Preocupação com álcool e drogas nas escolas públicas, Experiência de gestantes usuárias de drogas, Espiritualidade, A verdade sobre a maconha medicinal, Prevenção na infância, Bate-papo com palestrantes internacionais, Impacto das drogas na Economia Mundial, As drogas e violência, e muito mais. O auditório da FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas) levou o tema das Comunidades até o público e outros profissionais da área.

Atividades Lúdicas

Quem participou do 5º Congresso Freemind teve a oportunidade de assistir a atividades e intervenções artísticas durante todos os dias. O grupo Companhia Ru’Art emocionou à todos com uma performance expressando os demônios de um usuário de drogas sob a perspectiva de jovens, periféricos e de rua. Eles realizam diversos trabalhos em escolas para a prevenção de drogas com crianças e adolescentes, algo muito importante porque muitos jovens não tem acesso à cultura e arte. O CIDAH – Centro Cultural Dom Adriano Hipólito. animou à todos com a Batuca e a dança contagiante dos integrantes. No último dia, os dois grupos se uniram e fizeram uma performance inesquecível.