Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo. Os números são alarmantes e é preciso falar sobre isso
O Freemind e a ISSUP Brasil estão unidos a toda a comunidade mundial para a conscientização sobre um grave problema que vem acometendo cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo, sobretudo nesse momento de pandemia que estamos vivendo. Se você, ou alguém que você conhece estão vivendo momentos difíceis e sentem que a dor é tamanha que não conseguem suportar, é importante ficar atento às informações abaixo e buscar ajuda o mais rápido possível.
Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo para pessoas de todas as idades. É responsável por mais de 800.000 mortes, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos.
No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.
Cada vida perdida representa um parceiro, filho, pai, mãe, amigo ou colega de alguém. Para cada suicídio, aproximadamente 135 pessoas sofrem intenso luto ou são afetadas de outra forma. Isso equivale a 108 milhões de pessoas por ano que são profundamente afetadas pelo comportamento suicida.
É possível aumentar a conscientização sobre o problema do suicídio com ferramentas fáceis para ajudar a si mesmo e aos outros. Conheça as cinco etapas que podem salvar vidas:
– Saiba reconhecer os sinais;
– Saiba como ajudar;
– Faça do bem-estar mental uma prioridade em sua vida;
– Saiba que existe ajuda e que a recuperação é possível;
– Dissemine esses cinco passos para outras cinco pessoas!
PERGUNTE se a pessoa está pensando em suicídio. OUÇA sem julgar. Deixe a pessoa falar sem interrupção e faça com que ela se sinta ouvida. RESPONDA com gentileza e cuidado. Leve a pessoa a sério. ACOMPANHE a pessoa e ofereça apoio na transição da crise para a recuperação (Tente acompanhá-la nas primeiras 24-48 horas após uma crise).
Onde buscar ajuda:
– Serviços de saúde: CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde)
– Centro de Valorização da Vida – CVV / Telefone: 188
– Emergências: SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.