Paulina Duarte

Paulina Duarte

Paulina Duarte é Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretora do Departamento de Segurança Pública e Secretária Interina de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Antes de assumir sua posição na OEA, em Washington-DC (EUA), os mais de 35 anos de experiência profissional da Dra. Paulina Duarte lhes permitiram exercer, durante 10 anos, posições de destaque no Governo Federal do Brasil, culminando com sua nomeação como Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas. Como gestora pública na área de drogas, liderou a elaboração e aprovação de marcos políticos, legislativos e normativos; estimulou a produção de dados oficiais sobre o uso de álcool e outras drogas no Brasil, resultando na publicação de séries históricas; e incentivou, por meio de parcerias com renomadas universidades, a qualificação técnica e profissional para a redução da oferta e demanda de drogas no Brasil.

Em âmbito internacional, foi por mais de uma década delegada representante do Brasil em fóruns de alto nível sobre drogas e foi a responsável pela coordenação do grupo de especialistas para modernização da Estratégia Hemisférica de Drogas da CICAD/OEA. Em matéria de políticas de segurança pública, É a idealizadora das redes interamericanas de Prevenção da Violência e da Criminalidade, da rede de desenvolvimento e profissionalização policial e da rede de Informação e Conhecimento em Segurança Pública.

Voltar