Monja Heishin Gandra

Monja Heishin Gandra

Monja Heishin, de nome civil, Maria de Lourdes Ribeiro Gandra, é aluna discípula de Monja Coen Roshi, do Templo Taikozan Tenzui Zenji, Comunidade Zen Budista – Zendo Brasil, tradição Soto Zen Shu, Japão.

Formada em Pedagogia, a sua atividade profissional, por 33 anos, é na área pública do Governo do Estado de São Paulo, contribuindo na formação e capacitação de servidores de prefeituras municipais e de órgãos estaduais para a implementação de políticas públicas das áreas sociais, direitos humanos e meio ambiente.

Como monja zen budista, orienta práticas de zazen, meditação zen, e é facilitadora e docente de cursos de introdução ao zen budismo.
Integrou a Diretoria da Comunidade Zen Budista, como conselheira financeira e, posteriormente, como Conselheira Geral no período de 2014/2015.

Participa de eventos inter-religiosos e realiza palestras sobre Budismo a alunos de yoga, escolas públicas e lideranças em educação e público em geral.

Participa de projetos e realiza oficinas relacionados à Cultura de Paz e Não Violência.

Contribuiu na criação Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Atualmente está Coordenadora da Secretaria Executiva da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, um programa de Unesco, com sede no Instituto Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Voltar