Material do 4º Congresso Internacional Freemind 2016 está disponível

galeria_novo_conteudo

O 4º Congresso Internacional Freemind 2016 foi um grande palco de debates com foco em tratamento, prevenção e informação. Um dos objetivos da Mobilização Freemind, é compartilhar conhecimento e para isso, o material apresentado durante os 5 dias de congresso está disponível no site para acesso. São fotos, vídeos e apresentações dos palestrantes.

O Congresso foi realizado no Expo Dom Pedro, em Campinas – SP. Este ano o tema do evento foi: “Álcool e outras drogas: por um mundo melhor, vamos tocar neste assunto”. Considerado o maior evento mundial para debater prevenção e tratamento às drogas, capacitação científica e informação, contou com 2.200 congressistas brasileiros, que vieram de 242 cidades de 24 estados, 300 estrangeiros de 60 países, 120 palestrantes nacionais e 30 internacionais.

Uma das grandes novidades desta edição do Congresso foi a Capacitação Internacional promovida pelo ISSUP – International Society Of Substance Use Prevention And Treatment Professionals, uma iniciativa de entidades internacionais, com foco na prevenção e tratamento de drogas.

Foram ministrados 11 cursos no congresso: 5 somente para brasileiros, 4 para brasileiros e estrangeiros e 4 para representantes internacionais. As capacitações foram divididas em 3 categorias: Prevenção, Ciência da Prevenção, Prevenção na Família e Prevenção na Escola; Tratamento – Fisiologia e Farmacologia, Crianças Adictas e Grávidas Adictas; Temas diversos: Natureza da Dependência Química, Pesquisa Científica em Universidades e Maconha. Ao todo, foram capacitados, aproximadamente 600 participantes.

Mobilização Freemind
Segundo seus coordenadores, a ideia desta mobilização é despertar a sociedade para o grande problema das drogas. Tudo começou em 2012 após o encontro com um jovem dependente, machucado e faminto, numa madrugada, em São Paulo. A partir daí outras pessoas se uniram e passaram a formar um grupo, para tentar fazer algo em favor de uma causa que há tempos assusta e entristece a sociedade brasileira e mundial: a dependência química. Mobilizados, empresários, profissionais liberais, religiosos e dependentes em recuperação, começaram uma verdadeira cruzada.
Hoje, o Freemind conta com vários parceiros no Brasil: Instituto Padre Haroldo, Academia de Inteligência do Dr. Augusto Cury, Dunga da Canção Nova, Arte pela Vida da Comunidade Recado, Doutores da Saúde do Hospital Universitário da USP, Aliança de Misericórdia, Fazenda da Esperança, Amor-Exigente, entre outros.

E também parceiros internacionais: ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial da Saúde), OEA (Organização dos Estados Americanos), Governo Americano, UNODC (Escritório das Nações Unidas em Drogas e Crimes), União Africana, INL (Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei), Colombo Plan (Cooperação para o Desenvolvimento da Ásia e Pacífico) e FLACT (Federação Latino-americana De Comunidades Terapêuticas).

As maiores entidades internacionais ligadas ao setor de drogadição no Mundo investiram mais de R$ 1 milhão na Mobilização Nacional em 2016. Após investir US$ 13 bilhões no combate às drogas nos últimos 10 anos, o governo norte-americano constatou que o percentual de 5% de dependentes químicos no mundo permaneceu estável justamente pela atuação de entidades e ONG’s que trabalham com prevenção e tratamento. Através disso, percebeu-se que é mais barato, eficiente e necessário investir em capacitação científica de voluntários e profissionais para manter e, principalmente, diminuir este índice.

A primeira capacitação foi feita em julho de 2015, durante um congresso realizado em Bancoc, na Tailândia, envolvendo 372 pessoas de 42 países. Após este evento, houve um encontro no México para oficializar a formação do ISSUP e convidar entidades mundiais para fazerem parte do conselho diretor. A América Latina ficou com três cadeiras, sendo duas delas para o Brasil (Amor Exigente e Freemind) e uma para o México, que receberá a capacitação em 2017.

Para mais informações
Tel.: (19) 2103.9149 / 19 981163390
Contato: Bruna de Oliveira
E-mail: [email protected]
Site: www.freemind.com.br