Dr. Lotufo vai debater o uso de drogas na infância, no 4º Congresso Internacional Freemind

Dr João Paulo Becker Lotufo

João B. Lotufo é figura importante no 4º Congresso Internacional Freemind, que acontecerá de 7 a 11 de Dezembro, no Expo Dom Pedro em Campinas, São Paulo. O tema deste ano é Álcool e outras drogas: por um mundo melhor, vamos tocar neste assunto.

Lotufo é Doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo e responsável pelo Ambulatório e Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP e pelo Projeto Dr. Bartô – Drs. da Saúde (Projeto de prevenção de álcool, tabaco e outras drogas para o ensino fundamental e médio). Também é responsável pela questão das drogas nas Sociedades Brasileira e Paulista de Pediatria (SBP) e (SPP).

Dr. Lotufo tem diversas pesquisas na área de drogadição e pediatria e os dados em relação ao uso precoce do álcool e drogas são preocupantes. De acordo com o médico as chances de uma pessoa se tornar dependente químico tem ligação com a idade, por exemplo, se alguém começar a beber aos 12/13 anos, a chance de se tornar dependente químico é grande, porque a “maturação” do cérebro não está formada. Já após os 21 anos, a chances diminuem.

Ele ainda diz que o maior problema social que existe é o álcool e que continua sendo o fator de iniciação de outras drogas. Infelizmente, por muitas vezes o inicio do álcool começa em casa, como é muito comum ver um pai “molhando a chupeta do bebê na cerveja”, é assim que começa.

Lotufo já trabalhou com 6 mil jovens nas escolas, e a partir desse projeto conseguiu aumentar em 60% a discussão sobre a droga entre as famílias. Pois a forma mais eficaz de evitar o uso precoce do álcool e outras drogas é o diálogo.

Com o foco em crianças, durante o congresso acontecerá um curso voltado ao assunto. O ISSUP estará promovendo o curso – Tratamento de Crianças – Currículo Intervenções para crianças que usam substâncias psicoativas. Que foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar a lacuna que existe nessa área, pois a maioria dos programas são projetados para pacientes adultos. Como tal, o currículo atende às necessidades específicas das crianças e dos seus cuidadores, impactados pelo uso destas substâncias e circunstâncias diversas, como situações sócio- econômicas, culturais e políticas.

Este curso oferece uma visão geral de como tratar as crianças que fazem uso de substâncias psicoativas, com ênfase sobre as necessidades técnicas de intervenção, baseadas em evidências para acomodar o nível de desenvolvimento cognitivo e emocional. O curso é voltado para Médicos, Pediatras e Profissionais de Saúde e enfatiza a importância de uma prática de tratamento que está baseado em princípios de desenvolvimento infantil, para garantir o uso de metodologias adequadas e eficazes para as crianças. O ISSUP – International Society Of Substance Use Prevention And Treatment Professionals é uma Associação Internacional para formação de profissionais e voluntários na área de Prevenção e Tratamento ao uso de Drogas, através de práticas e pesquisas, formando uma rede mundial para disseminação e implementação de conhecimentos.

Serviço
Evento: 4º Congresso Internacional Freemind
Data: 7 a 11 de dezembro de 2016
Horário de abertura: 19h
Local: Expo Dom Pedro
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP

Para mais informações
Tel.: (19) 2103.9149 / 99909.1706
Contato: Bruna de Oliveira
E-mail: [email protected]