Viradas da Prevenção: uma iniciativa Freemind voltada para o bem-estar de crianças e jovens

Viradas da Prevenção: Iniciativa Freemind

Além dos três congressos internacionais já realizados, as Viradas da Prevenção também fazem parte da Mobilização Freemind e 14 edições já foram promovidas até hoje com sucesso. As viradas aconteceram nas cidades de Atibaia e Mococa, localizadas no Estado de São Paulo. O evento é destinado a crianças e jovens, com foco na educação e prevenção de drogas, principalmente quanto ao uso do álcool precoce.

Durante as Viradas da Prevenção são realizadas abordagens lúdicas por meio de apresentações de música, dança e teatro, sempre com o tema antidrogas. As atividades já contaram com a presença do Dr. Augusto Cury, médico e escritor renomado, com mais de 10 milhões de livros vendidos somente no Brasil. E também com outros nomes de importantes, como o Padre Haroldo, que atua há décadas com prevenção, acolhimento institucional e tratamento da dependência química.

O objetivo principal das Viradas da Prevenção é mobilizar a sociedade para a realidade da drogadição e evitar o ingresso dos jovens neste triste universo. Quando o assunto é droga as estatísticas são preocupantes. Um estudo do Hospital Universitário da USP concluiu que quanto mais cedo o adolescente tiver contato com tais substâncias, mais chances ele tem de se tornar um dependente químico. Outro dado importante é o tempo que os pais levam para descobrirem o uso de drogas por um filho – cerca de seis anos e meio – e quanto tempo levam para buscarem ajuda – cerca de dois anos e meio. Após todo esse tempo, a doença já está instalada e só resta recorrer ao tratamento.

Durante as Viradas da Prevenção são realizadas diversas atividades, como:

Teatro Dr. Bartô e os Doutores da Saúde (Hospital Universitário da USP e Projeto Dr. Bartô). Apresentação infantil para crianças do Ensino Fundamental I, informando e orientando sobre os malefícios do álcool e cigarro e o que acontece no organismo se usar essas drogas lícitas.

Teatro Recado do Bem (Comunidade Recado). Encenação com mensagens sobre amizade, convivência com o próximo, mostrando que o caminho do bem é sempre o melhor a se seguir, para crianças do Ensino Fundamental I.

Teatro Dr. Bartô e os Doutores da Saúde na virada da prevenção Freemind.
Teatro Dr. Bartô e os Doutores da Saúde na virada da prevenção Freemind.

 

Teatro Turma Freemind (arte pela vida) (Ensino Fundamental 6º e 7º). Apresentação para jovens do Ensino Fundamental II, abordando de forma lúdica, questões relacionadas às influências das más amizades e as consequências das escolhas.

Show de Rock (Musical Diário de Um Menino) – Banda Popmind. Banda de Pop e Rock toca músicas de grandes sucessos e músicas com mensagens voltadas aos problemas sociais, como as drogas, cigarro e bebida.

Musical Diário de Um Menino (Casa do Menor –RJ). O musical conta uma história real e impressionante de meninos de rua. De forma lúdica e muito emocionante, retrata realidades vividas em todo o mundo, como: agressão à mulher, dependência química, sofrimento, abandono e crueldade do tráfico.

Musical Diário de um Menino apresentado pelo grupo RUART na virada da prevenção Freemind.
Musical Diário de um Menino apresentado pelo grupo RUART na virada da prevenção Freemind.

 

Testemunho – Iguais Falando para Iguais. Testemunho de pessoas que já enfrentaram os problemas com as drogas. Hoje, afastados das drogas e com muita determinação, fé, esforço, coragem e comprometimento diário com a vida, encontram-se em total recuperação.

Testemunhos de adictos em tratamento na virada da prevenção Freemind
Testemunhos de adictos em tratamento na virada da prevenção Freemind

 

Os números comprovam o sucesso dessa iniciativa, que no total apresenta: 101 escolas atendidas, 77.200 alunos, pais e professores impactados, 321 eventos realizados, com 50 pessoas no operacional e 10 parceiros/entidades envolvidas a mobilização.

Sobre a Mobilização Freemind

A ideia de iniciar uma mobilização em torno do combate às drogas surgiu após um dos coordenadores do Freemind, ter encontrado um jovem dependente, machucado e faminto, numa madrugada, em São Paulo. “A partir daí, juntamente com outras pessoas passamos a nos unir e formar um grupo para tentar fazer algo em favor de uma causa que há tempos assusta e entristece a sociedade brasileira e mundial: a dependência química. Mobilizados, empresários, profissionais liberais, religiosos e dependentes em recuperação, começaram uma verdadeira cruzada”.

Hoje, o Freemind conta com vários parceiros no Brasil: Instituto Padre Haroldo, Academia de Inteligência do Dr. Augusto Cury, Dunga da Canção Nova, Arte pela Vida da Comunidade Recado, Doutores da Saúde do Hospital Universitário da USP, Aliança de Misericórdia, Fazenda da Esperança, Amor Exigente, entre outros. Após a realização do 1º Congresso Internacional Freemind em 2013, com recursos integralmente gerados pela iniciativa privada, várias ações de cunho educacional são desenvolvidas com o objetivo de prevenir as pessoas sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas. Para a edição deste ano, o evento conta com o reforço do apoio Internacional do Governo dos EUA e outras entidades mundiais de prevenção e combate às drogas.

Serviço

Evento: 4º Congresso Internacional Freemind
Data: 7 a 11 de dezembro de 2016
Horário de abertura: 19h
Local: Expo Dom Pedro
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP

Para mais informações
Tel.: (19) 2103.9149 / 99909.1706
Contato: Bruna de Oliveira
E-mail: [email protected]