Colombo Plan

A história do Plano Colombo para o Desenvolvimento Econômico e Social Cooperativo na Ásia e no Pacífico, uma das mais antigas organizações intergovernamentais regionais, remonta a 1950, quando a ideia foi concebida pela primeira vez para aumentar o desenvolvimento econômico e social dos países da região.

O Plano Colombo foi estabelecido em 1º de julho de 1951 pela Austrália, Canadá, Índia, Paquistão, Nova Zelândia, Sri Lanka e Reino Unido e atualmente se expandiu para incluir 26 países membros, incluindo países não pertencentes à Comunidade Britânica e países pertencentes a grupos regionais como a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e SAARC (Associação do Sul da Ásia para Cooperação Regional). O Plano Colombo é um conceito de parceria de autoajuda e ajuda mútua no desenvolvimento que visa o progresso socioeconômico de seus países membros.

Os objetivos do Plano Colombo:

- promover o interesse e o apoio ao desenvolvimento econômico e social da Ásia e do Pacífico;

- promover a cooperação técnica e auxiliar no compartilhamento e transferência de tecnologia entre os países membros;

- manter sob revisão as informações relevantes sobre a cooperação técnica entre os governos membros, organismos multilaterais e outras agências com vistas a acelerar o desenvolvimento por meio do esforço cooperativo;

- facilitar a transferência e o intercâmbio de experiências de desenvolvimento entre os países membros da região, com ênfase no conceito de cooperação Sul-Sul.

O Programa de Aconselhamento sobre Drogas (DAP)

O DAP faz parte do Plano Colombo e é o único programa intergovernamental regional voltado exclusivamente para a capacitação para a redução da demanda de drogas na região da Ásia e do Pacífico.

Durante as últimas três décadas, o DAP tem auxiliado os países membros no início do processo de evolução das políticas, na busca de soluções apropriadas em uma base bilateral e / ou multilateral e no incentivo aos esforços nacionais entre os países membros para a redução da demanda de drogas.

Desde o seu início, o DAP tem se concentrado em responder às necessidades em constante mudança dos países membros que enfrentam problemas multifacetados em relação à produção, tráfico e abuso de drogas ilícitas. O DAP embarcou em várias estratégias inovadoras em seis braços.

Redes DAP: Prevenção, Juventude, Tratamento e Reabilitação, Serviços Especiais para Crianças, Redução da oferta e aplicação da lei, Desenvolvimento de currículo e credenciamento, Especialista / Consultivo, Publicações.

Os serviços nestas redes estendem-se também a países não membros, dando cumprimento ao mandato do Plano Colombo de autoajuda e ajuda mútua no desenvolvimento.

Desde 2015, o Plano Colombo tem sido um dos mais importantes apoiadores internacionais do Freemind.

The Colombo Plan Secretariat 52, Ananda Coomaraswamy Mawatha, Colombo 3, Sri Lanka P.O Box 596